A Fiems (Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul) irá conceder o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial ao presidente do Conselho de Administração da Asperbras, José Roberto Colnaghi. O evento será realizado no dia 16 de dezembro, às 19h30 na sede da Federação das Indústrias, em Campo Grande (MS). A premiação de Colnaghi foi motivada pela instalação da GreenPlac no município de Água Clara, de apenas 15 mil habitantes, que trouxe grande desenvolvimento para a região.
A cidade também pode a receber o título de Capital Estadual do MDF. Uma proposta nesse sentido, do deputado estadual Zé Teixeira (DEM), já tramita na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.
A justifica do projeto de lei é que a empresa transformou a economia local, com a criação de mais 800 empregos, entre diretos e indiretos, fortalecimento do comércio – novos restaurantes, bares, supermercados – além de aquecimento no mercado imobiliário.
Um ano de sucesso
Com um pouco mais de um ano de funcionamento, a Greenplac já esteve em grandes eventos do setor, sendo o último deles a Mostra Nexus, que realizou sua 1º edição em 2019 no município de Jacareí, interior de São Paulo.
Neste início de operação, a empresa já concluiu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF por ano. Nas etapas seguintes, a companhia pretende instalar uma nova linha de produção, que agregará entre 600 mil e 700 mil metros cúbicos do produto.
A nova linha será incorporada à fábrica sem necessidade de obras de ampliação. A construção da unidade já contemplava a introdução de mais duas linhas produtivas. A empresa também está implantando uma unidade de produção de resina, uma das principais matérias primas do MDF que vai aprimorar ainda mais a qualidade dos produtos da Greenplac – que terá uma linha de produção autossuficiente.
Produção sustentável de energia
Para contribuir com a preservação do meio ambiente, a Greenplac foi idealizada para funcionar a partir do uso de eucaliptos cultivados pelo próprio grupo. Foram plantados, sob rígido controle de manejo e origem, 12 mil hectares de florestas. A energia utilizada durante o processo de produção também foi uma das preocupações da empresa. No mesmo período de inauguração da Greenplac, a Asperbras instalou em Guarapuava, município do Paraná, uma usina termelétrica de biomassa.
A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria de madeira da região. Toda a energia limpa obtida durante esse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. Os recursos obtidos pela venda de eletricidade no Paraná, permite que a empresa contrate, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para manter a indústria em pleno funcionamento.
Certificações
O compromisso sustentável na produção de MDF possibilitou que a empresa iniciasse as tratativas para a emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação do material aos Estados Unidos, que é concedido às empresas que atende aos padrões de sustentabilidade durante o processo de produção de painéis de madeira.
Além disso, a Greenplac está em prestes a receber a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.