José Maurício Caldeira, da Asperbras, fala da usina de Biomassa em Guarapuava

JOSÉ MAURÍCIO CALDEIRA, DA ASPERBRAS, FALA SOBRE USINA DE BIOMASSA EM GUARAPUAVA (PR)

José Maurício Caldeira, da Asperbras, fala de usina de biomassa em GuarapuavaUma usina termelétrica, que utiliza restos de madeira para abastecer suas caldeiras, está prestes entrar em funcionamento em Guarapuava (PR), garante o executivo José Maurício Caldeira, da Asperbras.

A cidade está localizada em uma área com forte presença de fábricas de móveis e florestas plantadas de pinus e eucalipto. De lá sairá a matéria prima para a produção de placas de madeira certificada pela GreenPlac, que inaugura nos próximos meses uma gigantesca planta industrial, em Água Clara (MS).

Fábrica da GreenPlac

A fábrica da GreenPlac e a usina de Guarapuava pertencem ao mesmo dono, o Grupo Asperbras, que pretende coordenar as duas operações. A usina vai gerar energia com os resíduos dispensados pela fábrica. E essa produção elétrica abastecerá a indústria.

“A geração em Guarapuava tem capacidade igual à estimativa de necessidade de energia que teremos para produzir MDF (placas de madeira certificada) em Água Clara”, explica o executivo José Maurício Caldeira, sócio do Grupo Asperbras.

A sinergia no processo industrial, com a possibilidade de ganho na preservação do meio ambiente, estimulou a companhia a dar início ao projeto.

A usina de Guarapuava utiliza resíduos não aproveitados pela indústria, como a copa das árvores, raízes, toras finas e galhos. Usados como lenha, abastecem caldeiras que poderão gerar mensalmente 7.200 MW de energia elétrica.

Caldeira, um dos estrategistas da Asperbras, lembra que a empresa promoveu diversos estudos de viabilidade sobre as áreas florestais de sua propriedade.

“Surgiu a possibilidade de investimento em Guarapuava, o que nos fez refletir sobre a responsabilidade ambiental, uma das premissas do Grupo Asperbras. Foi uma grande oportunidade”, resume Caldeira. 

5 Comments

  1. José Maurício Caldeira, muito interessante!

    1. Obrigada por visitar o nosso site, Silvia!

  2. Importante investimento em energia limpa! Parabéns José Maurício Caldeira!

  3. Quem sabe se com medidas como estas consigamos finalmente respeitar o meio ambiente como proposto na Rio 92, né? Legal essa iniciativa!

Comments are closed.