Blog

GUARAPUAVA (PR) TERÁ GERAÇÃO DE ENERGIA POR BIOMASSA

Usina abastecerá fábrica de painéis de madeira certificada, afirma José Maurício Caldeira, do Grupo Asperbras

Usina de biomassa de Guarapuava, operada pelo Grupo Asperbras
170

José Maurício Caldeira, da Asperbras, fala de biomassaUma usina termelétrica, que utiliza restos de madeira para abastecer suas caldeiras, está prestes entrar em funcionamento em Guarapuava (PR), garante o executivo José Maurício Caldeira, da Asperbras.

A cidade está localizada em uma área com forte presença de fábricas de móveis e florestas plantadas de pinus e eucalipto. De lá sairá a matéria prima para a produção de placas de madeira certificada pela GreenPlac, que inaugura nos próximos meses uma gigantesca planta industrial, em Água Clara (MS).

Fábrica da GreenPlac

A fábrica da GreenPlac e a usina de Guarapuava pertencem ao mesmo dono, o Grupo Asperbras, que pretende coordenar as duas operações. A usina vai gerar energia com os rejeitos dispensados pela fábrica. E essa produção elétrica abastecerá a indústria.

“A geração em Guarapuava tem capacidade igual à estimativa de necessidade de energia que teremos para produzir MDF (placas de madeira certificada) em Água Clara”, explica o executivo José Maurício Caldeira, sócio do Grupo Asperbras.

A sinergia no processo industrial, com a possibilidade de ganho na preservação do meio ambiente, estimulou a companhia a dar início ao projeto.

A usina de Guarapuava utiliza resíduos não aproveitados pela indústria, como a copa das árvores, raízes, toras finas e galhos. Usados como lenha, abastecem caldeiras que poderão gerar mensalmente 7.200 MW de energia elétrica.

Caldeira, um dos estrategistas da Asperbras, lembra que a empresa promoveu diversos estudos de viabilidade sobre as áreas florestais de sua propriedade.

“Surgiu a possibilidade de investimento em Guarapuava, o que nos fez refletir sobre a responsabilidade ambiental, uma das premissas do Grupo Asperbras. Foi uma grande oportunidade”, resume o empresário.

Comentários estão fechados.

Show Buttons
Hide Buttons