O cenário de vendas dos shoppings mudou positivamente em 2019. O setor, motivado pela melhora no quadro econômico nacional, arrecadou R$ 192,8 bilhões, de acordo com pesquisa divulgada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers). O valor corresponde a um acréscimo de 7,9% em relação a 2018. Foi o melhor resultado desde 2014, ano do início da crise econômica brasileira. “Foi um ano bom. Quando você faz um comparativo no mesmo período do ano anterior, você vê um crescimento significativo, mas ainda é um movimento de recuperação de perdas que o setor teve nos anos anteriores”, afirma Vander Aloisio Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan.
De acordo com o Aloisio Giordano, 2019 serviu para sedimentar os espaços que o digital (e-commerce) ocupa e para consolidar ainda mais o ambiente físico dos Shopping Centers. “O ano foi positivo do ponto de vista dos resultados financeiros e também dos conceitos e tendências do varejo, que estão cada vez mais consolidados”, conta.
Ressignificação do Shopping
O advento da tecnológica e a ascensão do e-commerce provocou um ajuste nas ferramentas de suporte ao consumidor do varejo tradicional. Os grandes centros comerciais têm buscado se adaptar as necessidades das demandas dos clientes. Atualmente, os frequentadores esperam muito mais do que um local exclusivo para vendas, eles querem entretenimento, lazer, cultura e um leque de experiências.
Para Aloisio Giordano, a tecnologia tornou-se aliada do comércio tradicional. “É claro que para a maioria das pessoas, o digital é uma ferramenta para facilitar a vida, mas o mundo físico é a base. As pessoas querem ver pessoas, querem ver vitrines. Elas vão continuar com esse encantamento que o shopping traz e que máquina nenhuma vai substituir”, afirma Giordano.
A adaptação do varejo tem rendido bons resultados para o setor. Ainda esse ano, de acordo com a Abrasce, 19 novos shoppings serão inaugurados. Dentre eles, o ParkJacarepaguá, da Multiplan. Seguindo um conceito inédito, o shopping trará uma nova experiência de consumo e entretenimento aos consumidores. Além disso, será totalmente integrado à natureza. “O projeto é o mais moderno da companhia, com atrações que estão mais adaptadas às necessidades atuais dos consumidores”, conta Giordano.
Segundo o executivo, a Multiplan, desde sua fundação, em 1977, por José Isaac Peres, preza pela criação de ambientes que facilitam a vida das pessoas, com uma composição que mescla entretenimento, lazer, comércio e gastronomia.
Vida longa
Atualmente, a Multiplan – uma das maiores empresas da indústria de shopping centers do país – gerencia e detém uma das melhores carteiras do mercado, com 19 unidades em operação. De acordo com Aloisio Giordano, a companhia está consolidada no mercado há muitos anos. “São mais de 45 anos de existência. A Multiplan sempre foi fundamentada em razões, princípios e valores que fazem com que o negócio caminhe anos a frente”.
“A companhia não foi criada por uma onda, por oportunismo. O dr. Peres é um empresário visionário, a frente de seu tempo, que sempre criou suas próprias oportunidades. A nossa dinâmica, ano após ano, é semelhante ao de lapidação de uma joia, sempre buscando extrair o melhor ângulo, o melhor brilho”, afirma Aloisio Giordano.
Para o executivo, as pessoas estão constantemente em busca de prazer e o shopping é um lugar preparado para oferecer isso. “A perspectiva é de uma vida muito longa aos shoppings”, prevê Giordano.