Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), vacina seus colaboradores contra a gripe.

Hospital Municipal da Brasilândia vacina colaboradores contra a gripe

Campanha terá duração de 7 dias e imunização protege contra 3 cepas do vírus

 

 

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promove até o dia 30 de maio a campanha de vacinação contra a gripe para colaboradores e terceirizados.  Os trabalhadores da saúde são prioridade no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as doses são disponibilizadas na própria unidade pela Prefeitura de São Paulo.

A vacina utilizada é trivalente, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil. O imunizante também está disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, por campanhas como essa são importantes”, afirma Tamy Souza, enfermeira do trabalho e responsável por toda parte técnica da campanha, incluindo administração, cuidado e aplicação das doses. Segundo ela, a facilidade de acesso, oferecendo a imunização no local de trabalho, é um incentivo à promoção da saúde de quem tem a missão de atender doentes.

No hospital

No HMB a vacinação é exclusiva para colaboradores. Mais 500 doses foram enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a unidade que pode solicitar mais se necessário.

A vacina da gripe protege contra o vírus Influenza, sendo a versão deste ano diferente de 2023, pois a nova composição atualizada protege contra 3 novas cepas: Influenza A Victoria H1N1, Influenza, A Tailândia H3N2 e Influenza B Áustria. Manter o cartão de vacinas em dia com a imunização anual é importante, pois os anticorpos diminuem com o passar do tempo.

Conforme informa Carla Ribeiro, supervisora do setor de Epidemiologia do HMB, a campanha de vacinação contra a gripe é tão importante que está no calendário oficial obrigatório do ministério da Saúde, validando ainda mais a iniciativa do hospital em imunizar seus colaboradores. “As campanhas de vacinação para síndromes gripais estão na grade de vacinação anual e precisam ser cumpridas para que se evite surtos e ajude no controle para o sistema de Saúde”, completa.

Durante os 7 dias de campanha, das 7 às 15h30, uma equipe com três ofissionais da medicina do trabalho, sendo 1 enfermeira e 2 técnicas, está disponível para atender pessoas e aplicar as vacinas.

 

Sobre o HMB

O Hospital Municipal da Brasilândia Adib Jatene é um dos mais modernos da capital paulista. Foi inaugurado em maio de 2020, com 41 mil m² de área construída. Desde dezembro de 2023 é administrado pelo IMED com o compromisso de ser uma unidade de saúde pública de referência na cidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *