Um estudo feito com exclusividade para o Fórum de Sustentabilidade compara as matrizes energéticas do Brasil e da Alemanha apontando caminhos viáveis para investir em energia renovável.
Pela denominação energia renovável, encontram-se fontes que existem praticamente de forma infinita na natureza ou que se renovam de forma rápida. São elas: a Bioenergia (Biomassa), Geotermia, Energia Hidráulica, Energia dos Oceanos, Energia Solar e a Energia Eólica.
Tanto na Europa, como no Brasil a usina hidrelétrica é a primeira forma de uso de energia renovável para geração de eletricidade. Mas na Alemanha faltam as opções geológicas para este tipo de usinas. A usina hidrelétrica Walchensee, de 1924, é o único exemplo na Alemanha. Por isso o país investe em alternativas.
O estudo comparativo feito pelos pesquisadores Gunther e Lecy Bleil Tschirner sugere que a cidadania, seja na Alemanha ou no Brasil, passa pela informação e a partir dela por investimentos individuais com reflexos positivos tanto para a economia como para o meio ambiente.
Os autores
Gunther Tschirner é engenheiro econômico. Nasceu na Alemanha, em Essen (1955) e desde 1981 trabalha para Siemens AG, nas áreas de Controladoria, IT, Fusão & Aquisição e Auditoria. Já foi diretor de Controladoria nas plantas de Siemens em Guadalajara/México (1992-1997) e Guarulhos/Brasil (2008-2011).
Lecy Bleil Tschirner é brasileira. Nasceu no interior do Paraná, na cidade de Cascavel (1955). Farmacêutica-Bioquímica, formada pela UFPR tem doutorado em Imunologia pela Universidade de Erlangen-Nürnberg, Alemanha.
Great article, verry useful !!
Thank you!
Great article, i choose to invest in altcoins too!