JOSÉ MAURÍCIO CALDEIRA, DA ASPERBRAS, FALA SOBRE PRIMEIRO ANO DA GREENPLAC

JOSÉ MAURÍCIO CALDEIRA, DA ASPERBRAS, FALA SOBRE O PRIMEIRO ANO DA GREENPLAC

A mais moderna fábrica de MDF do Brasil, a Greenplac, do Grupo Asperbras, tem apenas um ano de funcionamento, mas já acumula em seu currículo grandes conquistas. Localizada no município de Água Clara, Mato Grosso do Sul, a empresa – que concluiu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF no último ano – já participou de grandes eventos durante os primeiros meses de funcionamento. Sua última apresentação foi na mostra Modernos Eternos, realizado no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Para José Maurício Caldeira, integrante do Conselho da Asperbras, a Greenplac está no time dos grandes produtores de MDF do Brasil.

Todo esse reconhecimento se dá, principalmente, pela preocupação em produzir materiais de alta qualidade, utilizando equipamentos de última geração, e pelo compromisso sustentável que acompanha a empresa desde seu nascimento. “Eu avalio o primeiro ano de uma forma muito satisfatória”, assegura José Maurício Caldeira. “A base da nossa estratégia comercial e os resultados que estamos medindo com isso estão sendo atingidos exatamente dentro do que estávamos planejando”, conclui.

Produção sustentável

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, a Greenplac foi idealizada para funcionar a partir do uso de eucaliptos cultivados pelo próprio grupo. Foram plantados, sob rígido controle de manejo e origem, 12 mil hectares de florestas. A energia utilizada durante o processo de produção também foi uma das preocupações da empresa. No mesmo período de inauguração da Greenplac, a Asperbras instalou em Guarapuava, município do Paraná, uma usina termelétrica de biomassa.

A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria de madeira da região. Toda a energia limpa obtida durante esse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. Os recursos obtidos pela venda de eletricidade no Paraná, permite que a empresa contrate, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para manter a indústria em pleno funcionamento.

Certificações

O compromisso sustentável na produção de MDF possibilitou que a empresa iniciasse as tratativas para a emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação do material aos Estados Unidos, que é concedido às empresas que atende aos padrões de sustentabilidade durante o processo de produção de painéis de madeira.

Além disso, a Greenplac está em prestes a receber a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.

1 Comment

  1. […] em Água Clara, no Mato Grosso do Sul, o complexo industrial da Greenplac impressiona: são 510 mil m² somente da fábrica de MDF, com linha de produção automatizada e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *