De 21 a 27 de abril, o Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão, vai intensificar as ações para a sustentabilidade com um mutirão de limpeza e palestras sobre a importância do local para a conservação da biodiversidade. O zoo integra a comunidade Ciclo Siete, que promoverá atividades em prol do meio ambiente nos 22 países ibero-americanos que a compõem.
A cada ano, no final do mês de abril, os participantes são convidados a montar uma programação de uma semana que é compartilhada no site da comunidade e nas redes sociais, com o uso da hashtag #CicloSiete. O Zoológico de Curitiba já promove atividades há dois anos.
Em 2017, um dos destaques foi a coleta de lixo da campanha Licho Não Combina com Bixo, o que acontece novamente neste ano, no dia 24 de abril (terça-feira).
Além da coleta de lixo descartado indevidamente na área da unidade de conservação, estão previstos um Acantonamento Ecológico, visita orientada e atividades de enriquecimento ambiental com o cachorro do mato, lobo-guará e a graxaim do campo, que fazem parte do plantel do Zoo.
“Entre as discussões da semana, queremos trazer à tona a função que os zoológicos ocupam na conservação da biodiversidade e educação ambiental”, explica a diretora de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Márcia Arzua.
O convite oficial para a participação veio da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil.