VIVEIROS EM SÃO PAULO GARANTEM A MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES

Áreas verdes urbanas são espaços físicos arborizados localizados no meio das cidades. Eles podem ser públicos ou privados e, geralmente, se encontram em jardins, parques ou praças. A preocupação com o aumento de vegetação é de extrema importância, pois ela exerce funções ecológicas, estéticas e psicológicas na vida das pessoas.

Alguns benefícios que podem ser alcançados com o aumento de plantas em grandes cidades são: redução da poluição, por causa do processo de fotossíntese, diminuição de temperatura, sombreamento e valorização visual do espaço urbano.

Em São Paulo, a Divisão Técnica de Produção e Arborização (Depave-2) é um órgão municipal que tem como principal função produzir, manter e fornecer mudas de plantas que irão ser cultivadas em áreas verdes públicas espalhadas pela cidade. Atualmente, a divisão conta com três viveiros:

Viveiro Manequinho Lopes, localizado junto ao Parque Ibirapuera: produção de herbáceas e arbustivas;
Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo: produção de herbáceas e arbustivas;
Viveiro Harry Blossfeld, localizado no Parque Cemucam (cidade de Cotia): produção de exemplares arbóreos.

áreas verdes

O Viveiro Manequinho Lopes, por exemplo, possui coleções vivas de espécies vegetais com um acervo composto por cerca de 200 tipos diferentes de plantas com potencial paisagístico. O local abriga dez estufas (casas de vegetação), 97 estufins (canteiros suspensos), três telados (estruturas cobertas com tela de sombreamento) e 39 quadras, divididas entre as que abrigam matrizes e as que funcionam como estoques de mudas, prontas para o fornecimento aos órgãos públicos municipais.

Localizado no parque o Ibirapuera, o viveiro fica disponível para o público aos finais de semana. Mudas são distribuídas para os visitantes e as visitas também podem ser agendadas e monitoradas.

Campanha da prefeitura

No site da Prefeitura de São Paulo, o cidadão pode saber mais sobre a “Campanha permanente de incentivo à arborização”, que busca ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental no município.

Moradores da capital paulista que tiverem interesse em trazer novas plantas para o seu terreno ou calçada, podem recorrer ao Depave. Cada cidadão tem direito a cinco mudas e as regras para retirá-las podem ser encontradas no site da campanha.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *