Confira a programação completa da Conferência do Centenário de Paulo Freire.

Por que uma das maiores universidades do mundo estuda Paulo Freire?

Alvo de ódio de um ex-ministro da Educação do atual governo federal, o patrono da educação brasileira Paulo Freire está sendo objeto de um amplo estudo em uma das maiores universidades do mundo. Nesta semana, a Iniciativa Paulo Freire, projeto da Universidade de Columbia, nos EUA, dirigido pelo professor brasileiro Paulo Blikstein, prossege com uma grande Conferência sobre os 100 anos de Paulo Freire. Entre os destaques, uma conversa do poeta paulistano Sérgio Vaz com alunos do Instituto de Estudos Latino-Americanos, de Columbia, na quarta-feira, dia 08, com o tema “Como reler a obra de Paulo Freire no mundo da Arte e Cultura?”.

 

Inscrições e a programação completa estão em https://www.tc.columbia.edu/Freire100/

 

Os painéis são gratuitos e terão tradução ao vivo.

 

A Iniciativa Paulo Freire celebra a obra e o legado do educador por meio de eventos, bolsas de pesquisa e projetos. Visa inspirar e colaborar com educadores e acadêmicos comprometidos com uma educação que promove diversidade, equidade, anti-discriminação e valores democráticos.

 

O projeto é apoiado pelo Teachers College, Centro Lemann, Instituto de Estudos Latino-Americanos e Transformative Learning Technologies Lab, todos da Universidade de Columbia.

 

Confira a programação completa da Conferência do Centenário de Paulo Freire.

 

 

 

 

7 de dezembro – 19h – 20h30

Tema: Como as ideias de Freire impactaram a pesquisa e a prática educacional?

Moderador: Sonya Horsford (Teachers College, Columbia University, EUA)

Participantes: Gloria Ladson-Billings (University of Wisconsin, Madison, EUA), Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA), Leoncio Soares (UFMG, Brasil)

 

8 de dezembro – 19h – 20h30

Tema: Como reler a obra de Freire no mundo da Arte e Cultura?

Participantes: Alunos participantes da Iniciativa Paulo Freire na Columbia University, EUA, e o poeta Sergio Vaz (Brasil)

 

9 de dezembro – 19h – 20h30

Tema: Como estudiosos dos Estados Unidos estudaram a obra de Freire, e como ele foi reinventado nos EUA?

Moderador: Paulo Blikstein (Teachers College, Columbia University, EUA)

Participantes: Mariana Souto-Manning (Erikson Institute), Carol Benson (Teachers College, Columbia University, EUA), Gita Steiner-Khamsi (Teachers College, Columbia University, EUA)

 

 

No dia 2 de dezembro a Conferência debateu o tema “O impacto de Freire na educação ao redor do mundo e como suas ideias ainda estão sendo reinventadas em diferentes países”. Participaram as professoras N’Dri Thérèse Assié-Lumumba (Universidade Cornell, EUA) e Luiza Cortesão (Universidade do Porto, Portugal), com moderação da professora Mariana Souto-Manning (Instituto Erikson, EUA)

 

Assista em https://www.youtube.com/watch?v=BAj-NwlKDOY
Para conhecer mais sobre a Iniciativa Paulo Freire acesse https://ilas.columbia.edu/freireinitiative

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *