A Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse realizou uma ação no Dia Mundial da Higienização das Mãos, reforçando práticas essenciais para prevenir infecções.

Policlínica de Posse realiza ação sobre importância da higienização das mãos

“Mãos limpas, pacientes seguros” foi o tema da atividade promovida na unidade

A Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidade do governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos voltada aos colaboradores da unidade, com o objetivo de reforçar a importância da higienização correta das mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. 

A atividade foi conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e ministrada pela enfermeira Taisa Schirimberck, fortalecendo o compromisso institucional com a segurança do paciente, a prevenção de agravos, a promoção das boas práticas assistenciais e a redução da disseminação de microrganismos no ambiente de saúde. 

Durante a ação, os colaboradores receberam orientações teóricas sobre os momentos corretos para higienização das mãos, técnicas adequadas de lavagem e uso da preparação alcoólica. Além disso, participaram de uma atividade prática utilizando luvas e tinta guache, metodologia aplicada para demonstrar visualmente as áreas das mãos frequentemente negligenciadas durante a higienização. 

A dinâmica possibilitou maior compreensão da técnica correta e reforçou a importância da higienização adequada das mãos como medida fundamental para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Segundo a enfermeira da Policlínica de Posse, a higienização das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes na prevenção de infecções dentro das unidades de saúde. “A proposta da ação foi conscientizar os colaboradores de forma prática e dinâmica sobre a importância da higienização correta das mãos. Muitas vezes pequenos detalhes passam despercebidos durante a lavagem, e a atividade com tinta guache permitiu visualizar exatamente esses pontos, reforçando a necessidade da técnica adequada para garantir mais segurança aos pacientes e aos profissionais”, destacou Taisa. 

NOTÍCIAS | Fórum de Sustentabilidade

Posts Similares