PARQUES EÓLICOS NO RIO GRANDE DO SUL FORNECERÁ ENERGIA LIMPA A 800 MIL RESIDÊNCIAS

Parques eólicos no Rio Grande do Sul fornecerão energia limpa para 800 mil residências

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para a implantação de seis parques eólicos, e subestação associada, no Rio Grande do Norte, com capacidade instalada de 319,2 MW – o suficiente para abastecer cerca de 800 mil residências.

Os parques ficarão localizados nos municípios de Jandaíra, Lajes e Pedro Avelino e começarão a ser construídos em janeiro de 2021. A previsão é de que as operações comerciais dos parques iniciem ao longo de 2022. A previsão é que aproximadamente 500 empregos diretos e 200 indiretos durante sejam criados na fase de construção dos parques eólicos. Parte dessa mão de obra será contratada entre as localidades próximas ao empreendimento, no interior do estado.

Projeto sustentável

O Projeto dos parques eólicos contribui para a redução de emissões de gases do efeito estufa por MWh de energia da matriz elétrica brasileira ao adicionar capacidade de geração energética por meio de uma fonte de recursos limpa e renovável; e contribui, também, para a fortalecimento da cadeia de fornecedores do setor de aerogeradores estabelecida no país.

O financiamento de R$ 1 bilhão concedido pelo BNDES ao projeto corresponde, aproximadamente, a 70% do investimento total. Na operação, cada parque eólico configura uma Sociedade de Propósito Específico (“SPE”). As mesmas são controladas pela MV Holding S.A., que por sua vez, é controlada pela EDP Renováveis Brasil S.A., braço do grupo português EDP para investimento em energia renovável no Brasil.

Grupo EDP 

A EDP Energias de Portugal, S.A., com sede em Lisboa, Portugal é uma das maiores empresas do setor de energia na Europa. É a maior produtora, distribuidora e comercializadora de eletricidade em Portugal e a terceira maior geradora de energia e uma das maiores distribuidoras de gás na Península Ibérica.

No Brasil, o Grupo possui também a EDP Energias do Brasil S.A., com atuação em geração hídrica e térmica, transmissão e distribuição. Fora do Brasil, o Grupo possui a EDP Renováveis S.A., que atua no setor de geração de energia renovável de forma global, com presença em 14 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *