MAIS DE QUATRO TONELADAS DE RESÍDUOS FORAM RECOLHIDAS DURANTE DIA DO DESAFIO AMBIENTAL

MAIS DE QUATRO TONELADAS DE RESÍDUOS FORAM RECOLHIDAS DURANTE DIA DO DESAFIO AMBIENTAL

Durante todo o Dia do Desafio Ambiental, realizado em 19 de outubro, o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) recolheu 4.011 quilos de resíduos recicláveis e especiais (que possuem uma destinação específica, como tintas, pilhas e baterias), em uma estrutura montada no Parque São José, em São José dos Pinhais. Sindicatos da indústria, entidades gestoras de logística reversa, prestadores de serviço e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais deram a destinação correta a diversos tipos de resíduos, como medicamentos, eletroeletrônicos, pilhas, embalagens, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, madeira, roupas, sapatos e tantos outros materiais.

O evento aconteceu em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR), Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (SINQFAR), Sindicato das Indústrias de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria do Estado do Paraná (Sindicosméticos/PR), Green Eletron, Reciclus e Dikaikon.

Ações ambientais

São José dos Pinhais foi escolhida para esta 4ª edição pela parceria que mantém com o Instituto e por suas ações ambientais bem estruturadas, como explica o presidente do InPAR, Rommel Barion. “A secretaria de Meio Ambiente mostrou-se muito interessada em trazer essa ação para a cidade, principalmente por conta da sua natureza pedagógica e pela possibilidade de criar a consciência da destinação correta de resíduos para seus moradores. Nós, no InPAR, somos os articuladores e ligamos todas as pontas deste processo. Chamamos os recicladores, organizamos a logística, com tenda e contêineres, disponibilizamos equipe e apoiamos a divulgação, para que a comunidade compareça e participe”, explica Barion.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, lembrou que o município da região metropolitana de Curitiba tem uma população em constante crescimento, o que representam também um aumento no consumo e na necessidade de políticas públicas que incentivem os moradores a manterem a cidade sustentável. “É de extrema importância termos locais como esse, com descarte correto, para que possamos manter nosso município em harmonia. Nossos limites vão muito além da região urbana. Estamos na área rural até a mata atlântica, o que aumenta a preocupação da administração com esse tema. Essa parceria com o InPAR vem ao encontro do que buscamos oferecer a nossos moradores: qualidade de vida com crescimento sustentável”, avaliou o prefeito.

Participantes

O engenheiro eletricista aposentado, Dermeval Gans, descartou 40 lâmpadas fluorescentes que vinha acumulando ao longo de um ano no condomínio de 34 apartamentos onde mora. Síndico do condomínio, ele acredita estar cumprindo sua missão com os moradores e com o meio ambiente ao entregar o material para o InPAR. “Se não tem uma ação assim, como é que a gente faz com esse material contaminante? Foi ótima a iniciativa. Volto pra casa com a sensação de missão cumprida”, contou o morador.

Crédito: Denise Morini

A dona de casa Carla de Lema chegou cedo ao parque para descartar pedaços de guarda-roupa e de madeiras que vinha acumulando em casa há um ano. “Me incomodava por ter medo de que pudessem aparecer aranhas. Assim que vi em meu celular que haveria essa ação em São José dos Pinhais, me preparei e trouxe esse lixo que estava acumulado na minha laje. Agora volto para minha casa que está mais limpa, livre de pragas e de resíduos”, disse a moradora de São José dos Pinhais.

Lixo zero

O secretário de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Ahirton Sdroiesk Junior, lembrou que ação integrou o plano municipal da semana do Lixo Zero, que buscou conscientizar os moradores sobre a importância da destinação correta de descartes. “Infelizmente, a gente acaba ainda vendo, em terrenos baldios e em fundos de vale, o descarte de lixos como lâmpadas, pilhas, baterias, resíduos que são muito danosos para o meio ambiente. Então estamos felizes porque percebermos que muitas pessoas vieram, e que também estavam à espera de uma ação assim”, comemorou.

O Dia do Desafio Ambiental é uma iniciativa do InPAR, como uma ação para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal 12.305/2010 – envolvendo todos os elos da cadeia produtiva (consumidores, comércio, indústria, governo e academia) para dar uma destinação correta e compartilhada para materiais sem uso.

Contando todas as edições do Dia do Desafio Ambiental já foram coletadas mais de 41,6 toneladas de resíduos. Para a próxima edição, o Instituto pretende ter a parceria de uma prefeitura do interior do Paraná, para que as ações de conscientização possam ir além de Curitiba e região metropolitana.

2 Comments

  1. […] de reuso, economia circular e mobilidade sustentável, o app funciona como uma espécie de “Uber do resíduo”, permitindo aos usuários chamar transportadores para recolher resíduos com potencial para […]

  2. […] e a “Liga da Reciclagem”, inciativa da Novelis, vai ser a responsável pela gestão de resíduos recicláveis durante o desfile do bloco Galo da Madrugada em Recife e em São […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *