Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) está ampliando as vagas para exames de colonoscopia, unidade gerida por Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento.

HCN amplia vagas para exames de colonoscopia

Centro de Oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual de Goiás, ofertará vagas extras para a realização de exames de colonoscopia  

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de cólon e reto, também conhecido como câncer de intestino, é um dos tipos de tumor mais comuns no Brasil. Embora seja prevenível por meio de métodos diagnósticos acessíveis, como o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, a doença permanece como grande desafio para o sistema de saúde brasileiro.

Pensando nisso, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, ofertará vagas extras para a realização de exames de colonoscopia, com o intuito de reforçar a conscientização, auxiliar no diagnóstico precoce da doença e reduzir a fila de espera estadual para os exames.

O HCN conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede de saúde estadual de Goiás e possui uma equipe de especialistas multiprofissionais, oferecendo serviços de diagnóstico e tratamento gratuitos. Outro grande diferencial da unidade é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigação desde os primeiros sintomas. Ou seja, seguindo os princípios do SUS, o hospital realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que necessitam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de suporte paliativo.

“O câncer colorretal é o 3º tipo de tumor com maior mortalidade no Brasil. Mas, apesar da alta prevalência, é considerável curável nos estágios iniciais e apresenta boa resposta ao tratamento, o que justifica incentivarmos a sensibilização a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce. Se o câncer colorretal for diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura podem exceder 90%”, ressalta Leiliane Camelo, coordenadora do Centro de Oncologia do HCN, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população dos 60 municípios que integram a macrorregião do centro-norte do estado.

Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo telefone 62 3121-5418 e acompanhar pelo WhatsApp o grupo de saúde de Uruaçu: https://bit.ly/3kIL1xu

 

Câncer colorretal

 O câncer colorretal origina-se no intestino grosso (também chamado de colón) e no reto, região final do trato digestivo. Na maioria dos casos, ele afeta pessoas a partir dos 50 anos e o risco tende a aumentar com o avanço da idade. No entanto, casos do tumor também estão aumentando entre os mais jovens, segundo estudo publicado na revista científica CA: A Cancer Journal for Clinicians.

Os principais sintomas da doença incluem alterações recentes no hábito intestinal, como diarreia ou constipação que não se resolve espontaneamente ou com medicação, presença de sangue nas fezes, cólicas abdominais persistentes, dor durante a defecação e/ou sensação de evacuação incompleta, redução do apetite que pode ou não estar acompanhada de perda de peso, e anemia.

A prevenção do câncer de intestino está fortemente ligada a um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas. Além disso, é recomendável adotar uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, farelos e cereais integrais, beber cerca de 2 litros de água por dia e limitar o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados e embutidos.

 

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *