Pesquisa do British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais) e Instituto de Pesquisa Data Popular, revela que apenas 5% dos brasileiros falam inglês. O fato é preocupante, já que o idioma é considerado universal, sendo um dos pré-requisitos mais exigidos em processos de seleção. Para os executivos – ou pessoas que possuem cargos de alto nível – o inglês é obrigatório, principalmente para aquelas que almejam uma oportunidade internacional.
No currículo
Os dados apontam que 91% consideram o inglês como o principal idioma dos negócios e, inclusive, o RH das companhias admitem que a competência é um diferencial. Por este motivo, alguns candidatos mentem sobre o nível de fluência da língua para não perder uma vaga ou promoção. “As empresas multinacionais que buscam profissionais bilíngues, estão aplicando testes de proficiência para comprovar o grau de conhecimento dos candidatos. Não adianta colocar Inglês intermediário no CV”, explica Rodrigo Bucollo, educador há 20 anos e CEO da Best View.
Fluência
A fala e a compreensão oral são as áreas mais requisitadas pelas empresas, afinal, facilitam o contato com representantes, clientes e fornecedores de outros países. Assim, organizações que investem em aulas para melhorar a fluência dos funcionários optam por métodos que fogem do tradicional. “Para atender as necessidades do mercado, o curso precisa ser prático e oferecer situações relacionados ao cotidiano empresarial”, destaca Bucollo. “Normalmente, a prioridade das pessoas é desenvolver a carreira na operação da empresa e acabam deixando o inglês para depois. Mas, ao chegar em cargos de gerência, não conseguem liderar uma reunião e, muito menos, apresentar os resultados obtidos no idioma”, exemplifica.
Obstáculos
A pesquisa mostra, também, que um dos principais obstáculos enfrentados pelas pessoas que desejam aprender inglês é a falta de tempo, indicada por 72% dos entrevistados. Já 65% afirmam que os preços são muito altos. Pensando na melhor maneira de combater estes problemas, a Best View e a República de Negócios, escola de negócios para empresário e empreendedores com foco em networking, marketing de posicionamento e diferenciação, lançam o EFEX (Executive’s Global Immersion). O curso propõe imersão no idioma, com módulos totalmente formatados para o desenvolvimento corporativo em Gestão de Pessoas, Gestão de Dados, Gestão de Negócios e Networking.
“O diagnóstico que fizemos quando iniciamos as conversas sobre o EFEX foi de criar algo inédito, poderoso e que literalmente pudesse dar a esses executivos e executivas uma formação eficaz. O não domínio do inglês business é um dos grandes vilões desses profissionais”, afirma Glauco Veja, que atuou como executivo de multinacionais por mais de 15 anos e hoje é CEO da República de Negócios.
“Nesta formação, os executivos terão aulas particulares e online, com objetivo de desenvolver vocabulário e segurança no idioma. O diferencial do EFEX é a imersão de 10 horas presencial com outros executivos, ou seja, uma grande oportunidade para trazer a realidade ao aprendizado”, assegura Bucollo.