EMPRESA ITALIANA LIDERA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA NO BRASIL

Em 2018, a Enel, multinacional italiana e maior produtora de energia solar do Brasil, encontrou em Morro do Chapéu, cidade a 400 quilômetros de Salvador, o local ideal para a instalação de 86 turbinas aerogeradoras. Elas fazem parte das 6 usinas eólicas, situadas entre Morro do Chapéu e Cafarnaum, que geram 172 megawatts, energia suficiente para abastecer 300 mil famílias.

A Enel se tornou a empresa com a maior capacidade de painéis solares do Brasil em 2014. Levando em conta seu portfólio de projetos em construção, está à frente também na produção de energia eólica. Consequentemente, a Enel é líder na geração de energia eólica e solar no país.“Acreditamos que as fontes renováveis possam livrar o país do risco de racionamento de energia”, diz Nicola Cotugno, presidente da Enel.

Em 2017 o Brasil tornou-se o 10º maior gerador de energia solar do mundo, capaz de produzir 14 gigawatts. É uma potência equivalente à Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do país. Foi também o ano em que a Anel mais investiu no país: R$ 9 bilhões.  A projeção é de que essa fonte represente até 10% do total da matriz brasileira. Hoje não chega a 1%.

Explorar essas oportunidades está na pauta da Enel que investe em produção com usinas e, também, na transmissão e distribuição. Em junho de 2018 a empresa comprou 73% de participação na Eletropaulo por R$ 5,5 bilhões.

Projetos Sustentáveis

 Os locais mais favoráveis para as instalações de suas usinas têm uma realidade social bem diferente da encontrada na matriz. Assim, a Enel mapeou diversos casos de vulnerabilidade social nos diversos estados em que atua e desde 2016 promove 26 projetos, que beneficiam a empresa e as comunidades da região.

Uma dessas iniciativas é a escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos, em Niterói (RJ), que recebeu 16 painéis fotovoltaicos e teve mais de 300 lâmpadas trocadas por LED, mais duradoura e econômica. Foi calculado que a economia anual é de 6 megawatts, 46% a menos no consumo da escola. “Pagando menos na conta de luz, sobra recurso para investir em educação”, afirma Elizia Correia de Paula, diretora da escola.

Apenas Fontes Verdes

 A multinacional italiana conta, desde 2005, com 500 líderes locais divididos nos 9 estados em que atua. Esses líderes são pessoas que não tem nenhuma associação com a empresa, mas são consideradas peças chave para a comunicação com a comunidade.

Os nove grupos do Rio de Janeiro, por exemplo, tem papel determinante na execução de tarefas simples e fundamentais para a empresa como a manutenção de postes e fiações nas favelas cariocas. O Rio de Janeiro é onde se concentra o maior número de furtos de energia registrado pela Enel. Segundo os dados da empresa ali 22% da energia é desviada.

Com informações do Guia de Sustentabilidade Exame 2018