Lançamento do Termômetro da Doação

Cultura de doação ainda está em desenvolvimento no Brasil

Um estudo realizado pelo Movimento por Uma Cultura de Doação (MCD) traz à tona diretrizes e indicadores que evidenciam a insuficiência de dados sobre a cultura de doação no Brasil. Lançado em 5 de setembro na Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), o “Termômetro da Doação” mostra que, embora atos de solidariedade sejam cada vez mais comuns, ainda estão abaixo do potencial que o país pode alcançar.

Para mapear o cenário das doações, uma equipe de pesquisadores analisou as cinco diretrizes do MCD e dados de diversas organizações. O estudo revelou que a cultura de doação no Brasil está em desenvolvimento, com a pontuação global de 56%, sugerindo que há muito a ser feito. Erika Sanchez Saez, membro do comitê do MCD, destaca que a pesquisa sistematiza dados existentes, permitindo uma visão mais abrangente do ecossistema de doação.

As diretrizes analisadas incluem a “Educar para a Cultura de Doação”, que se encontra estagnada, e “Promover Narrativas Engajadoras”, que está em desenvolvimento com 50% de pontuação. A terceira diretriz, “Criar um Ambiente Favorável à Doação”, foi classificada como estagnada com 35%. A falta de dados prejudicou os resultados em várias áreas, mas a pesquisa é vista como uma ferramenta valiosa para monitorar e fortalecer a cultura da doação no Brasil.

Erika enfatiza que, apesar das limitações, o Termômetro é um passo positivo, pois reflete o esforço e o progresso no setor. A pesquisa promete trazer benefícios significativos, tornando a cultura de doação mais visível e incentivando a colaboração para enfrentar problemas complexos como a pobreza e a desigualdade.

O Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) nasceu em 2013 para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação como parte da  cultura. Sua criação se deu como uma articulação ampla, formada por pessoas físicas e jurídicas que se organizaram voluntariamente, de maneira informal e orgânica, para semear e germinar ideias para promover a doação no Brasil. Foi criado em 2018 um comitê na rede, que é aberta, horizontal, democrática, composta por instituições e cidadãos interessados no tema. Atualmente, 392 pessoas e mais de 230 organizações fazem parte do Movimento. Para mais informações, acesse https://doar.org.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *