Os consumidores consideram o “Cheers to all”, da Heineken, como o anúncio mais criativo do mundo em 2020.
Ao longo de 2020, a Kantar, empresa líder mundial de consultoria e conhecimentos baseados em dados e insights, analisou mais de 10.000 anúncios para clientes de todo o mundo. Agora revela os que funcionaram com maior eficácia. O que diferencia o Kantar Creative Effectiveness Awards de outras premiações de criatividade é que os consumidores são os jurados.
A investigação do Barômetro COVID-19 da Kantar mostrou que as pessoas queriam que a publicidade continuasse durante a pandemia, já que proporcionava uma sensação de normalidade em um momento delicado, com notícias sobre Covid-19 24 horas por dia. Investigações posteriores mostraram que, em sua maioria, os consumidores processavam o conteúdo da mesma maneira como faziam antes da pandemia. Os anunciantes que mantiveram seu foco e investiram em sua marca durante este período de recessão viram sua determinação recompensada.
Os anúncios mais criativos e eficazes de 2020 foram:
|
Marca |
País |
Spot |
Agência |
1 |
Heineken |
EUA |
Publicis |
|
2 |
Bosch |
Alemanha |
C3 Creative Code and Content (Stuttgart ) |
|
3 |
Burger King |
França |
Buzzman |
|
4 |
SheaMoisture |
EUA |
BBDO New York and JOY Collective |
|
5 |
Samsung |
EUA |
R/GA |
|
6 |
Milka |
França |
DAVID Madrid |
|
7 |
|
EUA |
Google Brand Studio |
|
8 |
TENA |
Reino Unido |
TENA Silhouette Washable Underwear (I will wear what I want) |
AMV BBDO, London |
9 |
TD |
Canadá |
Leo Burnett |
|
10 |
Adrenaline Rush |
Rússia |
KAPIBARA |
|
11 |
YouTube Kids |
EUA |
Droga5 |
|
12 |
Avocados from Mexico |
EUA |
Avocados From Mexico Shopping Network* |
Energy BBDO Chicago |
13 |
Gatorade |
Chile |
TBWA / Chiat de Los Ángeles |
|
14 |
Toyota Corolla |
Canadá |
The Showroom |
|
15 |
Kozel |
Eslováquia |
Armada |
|
16 |
Nissan Sentra |
EUA |
NissanUnited |
|
17 |
Panadol Actifast |
Malásia |
Grey Group Singapore |
|
18 |
EBay Australia |
Austrália |
Che Proximity Australia |
|
19 |
Siemens Home Appliances |
Turquia |
MullenLowe Istanbul |
|
20 |
Hershey’s Kisses |
EUA |
mcgarrybowen |
* Atualmente não disponível online.
Ao longo do ano e dos mais de 10.000 anúncios analisados, solução de pré-teste de comunicação validada pela Kantar, foram identificados os cinco hábitos mais eficazes dos anunciantes:
Ser distintivo: Ter a capacidade de se fazer notado e ser lembrado em um mundo onde existe uma grande quantidade de anúncios. O mais importante é se destacar no mínimo em sua categoria e idealmente de qualquer outra publicidade;
Manter os elementos intrínsecos (assets) para gerar brand linkage: Garantir que a atenção no anúncio esteja a serviço da marca. Muitas empresas esquecem desta regra básica;
Ser significativamente diferente: Atender as necessidades funcionais, emocionais e sociais dos consumidores, se mostrando único em sua categoria;
Desencadear uma resposta emocional: Fazer com que o espectador sinta uma conexão e gere um compromisso com o anúncio, evitando a tendência natural de filtrar a publicidade. Isso também tem efeitos positivos nas associações emocionais com a marca;
Fale com seu consumidor: Os especialistas bem-sucedidos em marketing sabem que podem perder a perspectiva durante a jornada criativa e por isso é importante ouvir o feedback dos consumidores ao longo desse processo.