De Santa Maria, cidade do interior do Rio Grande do Sul, até Los Angeles, segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos. O lançamento do Dia Nacional de Mobilização e Conscientização da Dependência Química no Brasil, na terça-feira, 18, reuniu milhares de pessoas ligadas a grupos de apoio, de várias regiões do País e do exterior.
Eles participaram da discussão com perguntas e colocações dirigidas à mesa redonda comandada pelo advogado e candidato a deputado estadual Paulo Leme Filho (Rede). “Foi o primeiro passo para criarmos o Dia Nacional de Mobilização e Conscientização sobre Dependência Química, em articulação com entidades que tratam o tema dependência e alcoolismo no dia a dia, e a sociedade. Por isso, a importância de escolher uma data simbólica para unir pessoas representativas e levarmos informação às pessoas”, destacou Paulo Leme Filho.
Para o evento sobre dependência, o candidato da Rede convidou o seu pai, o médico Paulo de Abreu Leme, que escreveu o Livro A Doença do Alcoolismo, o vice-presidente da Federação do Amor Exigente (FEAE), Miguel Tortorelli, o psicólogo e apresentador do programa Tocando em Frente (Rádio 9 de Julho), Ivanildo Andrade, o editor do site alcoolismo.com.br, Luiz Antônio da Cruz e o integrante da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, professor Jonas Nilson da Matta.
Agenda da ONU
O ponto de partida da discussão foi uma proposta elaborada com nove pontos, denominada de nove passos, que estabelece o dia 18 de setembro, como o dia de mobilização nacional e a #sóporhoje como marca da campanha anual de sensibilização da sociedade e do poder público. O documento tem como base um princípio da Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Especificamente sobra a agenda da saúde que tem como objetivo assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Chama também o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3.5 que trata da prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool.
Ao detalhar a campanha #sóporhoje aos participantes, Paulo Leme Filho, em abstinência há mais 21 anos, período no qual conseguiu superar a dependência com a ajuda dos pais e de grupos de apoio, destacou: a data para sensibilizar a sociedade brasileira sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, a criação do fórum nacional de entidades que atuam nesta causa, mapeamento dos sistemas de prevenção e tratamento (União, Estados e Municípios) e a construção coletiva do plano.
Os convidados avaliaram que os diversos grupos trabalham hoje de forma desarticulada. E que o modelo de rede pode ser o caminho para derrubar preconceitos e fazer da prevenção e do tratamento da dependência uma politica de Estado permanente, e não de governo, que são instáveis.
Em nome do grupo, Ivanildo Andrade reforçou a importância da unidade das entidades. “Trabalhamos de forma pulverizada e quase anônima. Unidos, podemos fazer o debate da dependência com a sociedade e recuperar as pessoas”, defendeu o apresentador.
Saiba mais
#sóporhoje
Dia Nacional de Mobilização e Conscientização sobre Dependência Química no Brasil
http://www.paulolemefilho.com.br