Com o tema “Futuros Possíveis”, a 2ª edição do Festival do Conhecimento vai até a próxima sexta (16).

Com especialistas da Fiocruz, Butantan e UFRJ, Festival do Conhecimento discute vacinas brasileiras contra a COVID-19

Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, é uma das convidadas. Evento gratuito e on-line

Especialistas das principais instituições de pesquisa em saúde do país se reuniram hoje (12), das 17h às 19h, no Festival do Conhecimento da UFRJ para falar das vacinas brasileiras contra a Covid-19 e o futuro dos imunizantes. Participaram do evento os pesquisadores Marco Krieger, da Fiocruz, Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan, Amilcar Tanuri e Leda Castilho, da UFRJ – coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac.

Desenvolvida contra o vírus da Covid-19, a vacina está em fase final de estudos pré-clínicos – quando a testagem ainda é restrita em animais. “Se tudo der certo, ela deve entrar em estágio clínico – quando a vacina é testada em humanos – até o final deste ano”, conta Leda Castilho.

Futuros Possíveis e vozes plurais 

Com o tema “Futuros Possíveis”, a 2ª edição do Festival do Conhecimento vai até a próxima sexta (16). Até lá serão mais de mil atividades – entre rodas de conversa, debates e shows – e expectativa de mais de 30 mil participantes. Figuras como o ator Lázaro Ramos, o escritor Daniel Munduruku, a cantora Teresa Cristina e a ministra do STF, Cármen Lúcia, são algumas das atrações.

Inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade e meio ambiente estão entre os temas que compõem o evento.

“O Festival do Conhecimento tem essa preocupação de trazer a diversidade de vozes para o debate da cultura, da ciência e da produção de conhecimento. A gente vai ter a participação de lideranças indígenas, de vozes da cultura que vêm das periferias e favelas. Não existe futuro sem pluralidade e a UFRJ é esse lugar de produção do conhecimento a partir das várias perspectivas possíveis” – explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Shows e programação 

Com um show a cada dia de programação, o Festival recebe nesta segunda (12) o sambista Pretinho da Serrinha, às 19h. Ao longo da semana se apresentam também Margareth Menezes, Urias e Teresa Cristina. Para conferir a programação, acesse: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/#

SERVIÇO:

Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis
Quando? De 12 a 16 de julho
Onde? 
Youtube do Evento
Youtube da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Facebook da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programação e inscrições:
https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/#
Evento online e gratuito 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *