Saiba as principais ações e habilidades que muitos donos de negócios dominam e provavelmente você também
Tornar-se empreendedor e dono do próprio negócio são atos corriqueiros na atualidade. Abrir a sua própria empresa é um árduo trabalho, mas, muitas pessoas parecem que já estão preparadas para entrar de cabeça no mundo dos negócios, mesmo em tempos de recessão.
Apesar de toda a turbulência que houve em 2020, o empreendedorismo se expandiu de modo avassalador, mais de 1 milhão de CNPJs foram abertos em apenas seis meses de acordo com o Governo Federal. Com isso, muitas pessoas tiveram que aprender e desenvolver novas técnicas de empreendedorismo.
Você já parou para pensar quais características de empreendedor você possui? Muitas vezes você já possui essas habilidades dentro dos seus hábitos/ cotidiano, seja no trabalho, no estudo, na comunicação ou em outros.
Conversamos com Louise Estaniecki, empresária fundadora da Louth Shoes e agente da digital influencer Tata Estaniecki, que nos contou alguns hábitos empreendedores que costumamos ter em nosso dia a dia.
A primeira coisa que devemos nos atentar é a criatividade e a capacidade de encarar os problemas. Primeiramente, ter muitas ideias é uma característica muito vantajosa, afinal, você consegue solucionar e superar os percalços de maneira mais certeira, inteligente e rápida. Sobre isso, a empreendedora comenta:
“A criatividade é imprescindível hoje, ainda mais no digital. Isso difere bastante de que tipos de empreendedores estamos falando em um futuro próximo”.
Outros fatores importantes são a persistência e o trabalho duro. De maneira geral é impossível não pensar em quantas vezes o empreendedor vai errar em sua jornada. Na trajetória irão ocorrer inúmeros momentos de baixa e dificuldades, por isso, ter a persistência e focar em um trabalho bem feito é imprescindível. Segundo Louise, “independentemente do que aconteça, o empreendedor precisa continuar firme e forte pelo seu sonho, se em algum momento já deu certo, então é possível dar a volta por cima”.
Ter um gosto pela comunicação é parte essencial de uma pessoa que busca expandir o seu empreendimento. A célebre frase “O marketing é a chave do negócio” nunca fez tanto sentido. Então, ser uma pessoa que gosta de comunicar e tentar vender suas ideias e soluções é um ponto positivo.
Se você possui uma destas características já é um ótimo começo. Óbvio que precisamos sempre estar aprimorando as nossas capacidades, mas podemos dizer que é um start com pé direito para o seu próprio negócio.