Além das unidades disponibilizadas em março, a Asperbras Veículos se prepara para entregar outros 15 caminhões de limpeza em abril
Há 15 anos, a Asperbras Veículos atua na limpeza das ruas de Angola. A parceria de longa data é um testemunho da qualidade do serviço prestado e, atualmente, a empresa é responsável por cerca de 90% da coleta de resíduos das províncias do país. “Em 2021, a concessionária deu um novo passo no esforço para auxiliar o governo angolano com a crise de acúmulo de lixo que assola o país”, diz José Maurício Caldeira, sócio-acionista da Asperbras.
No final de março, a empresa disponibilizou 11 novos caminhões de coleta de lixo para a Empresa de Saneamento e Limpeza (ELISAL), no município do Cazenga, em Luanda. O ato foi testemunhado pela governadora Joana Lina. “Nossa parceria com o governo de Angola já vigora há 15 anos e isso é um motivo de muito orgulho para a Asperbras, pois sabemos que o trabalho feito por nós melhora significativamente a vida de milhares de pessoas”, afirma José Maurício Caldeira.
Entre os 11 novos caminhões, a empresa entregou 10 compactadores de resíduos sólidos, com capacidade de coleta de 21 metros cúbicos e uma cisterna, com capacidade de 20 mil litros. Com tecnologia de última geração e com as adaptações necessárias feitas para atender as necessidades do governo, todos serão empregados na lavagem e coleta de lixo das ruas de Luanda.
A ação, no entanto, não para por aí – no mês de Abril, a empresa realizará a entrega de mais 15 veículos, totalizando 26 unidades. “Nosso objetivo é, além de capacitar o governo na luta contra o acúmulo de lixo, possibilitar um trabalho mais abrangente e eficaz de limpeza”, assegura Caldeira. “Com a expertise e tecnologia fornecida nos caminhões Asperbras, temos certeza que Luanda voltará à ser um ambiente sadio para seus moradores”, complementa o empresário.
Expansão do sistema de transporte
A melhoria na limpeza da cidade não é o único projeto da Asperbras em Angola. A empresa também atua na expansão do transporte público com o Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP).
A iniciativa, uma parceria da empresa brasileira com o governo angolano, já entregou cerca de 900 ônibus. Todas as unidades têm capacidade total de 65 passageiros e contam com poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, PCDs, com degrau escamoteável, que facilita o acesso ao ônibus.
“O projeto em Angola vai muito além dos veículos. Ao lado do governo e especialistas em tecnologia e mobilidade, a Asperbras coordenou o mapeamento e definição das principais rotas operacionais e a seleção de paradas, garantindo acesso aos principais centros comerciais, administrativos e residenciais da cidade”, enfatiza Caldeira.
A empresa também realizou o treinamento e capacitação dos operadores dos veículos para que a implementação dos novos sistemas ocorresse de forma tranquila, garantindo a qualidade dos serviços de transporte e oferecendo todo o suporte aos operadores e aos municípios que fazem parte do projeto.