Subsidiária do Grupo Asperbras, de José Roberto Colnaghi, a Greenplac implantou em 2020 duas fábricas, um novo centro de distribuição, lançou três novos padrões de MDF
As dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia da Covid-19 não foram entraves para o crescimento e os investimentos da Greenplac, a mais moderna fábrica de MDF do país. Para fortificar a presença da marca no mercado brasileiro, a empresa de José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras (da qual é subsidiária), estruturou um caminho de eficiência para alavancar seus negócios em 2020.
A Greenplac introduziu no mercado de três novos padrões de MDF (Pietra Bronze, Bali e Freijó Amazonas) durante o ano, além da fundação de duas novas fábricas no Mato Grosso do Sul e um novo centro de distribuição em Mirassol, no interior de São Paulo. A ideia central foi verticalizar a produção, facilitando a presença de serviços e produtos de tecnologia de ponta e, consequentemente, apresentar soluções práticas a seus consumidores. “Temos um grande espírito empreendedor na Asperbras, grupo que detém a marca Greenplac e por isso buscamos conquistar espaços que ainda não havíamos explorado”, diz José Roberto Colnaghi.
A instituição, fundada há dois anos com plantações de eucalipto, atualmente numa área de 17 mil hectares de florestas, e posteriormente com a implantação da fábrica de MDF, em Água Clara, Mato Grosso do Sul, conta com uma das plantas industriais mais modernas do país e performance produtiva de excelência.
No estado sul-mato-grossense, o espaço da Greenplac é dividido em três fábricas: a de produção de MDF, a fábrica de resina, inaugurada no início de 2020 e, por último, a de formol, mais novo empreendimento da instituição, que iniciou seus trabalhos em outubro. Com as fábricas de resina e formol, o Grupo Asperbras realizou sua primeira investida na indústria química.
“Sabíamos que a Greenplac tinha potencial para crescer muito além do MDF. Olhando para o futuro, decidimos que os próximos passos seriam em direção à autossuficiência na produção de matéria-prima e, com as duas novas fábricas, atingimos grande parte do nosso objetivo”, afirma Colnaghi.
Atualmente, a fábrica de formol realiza 90% da produção dos insumos utilizados na fabricação do MDF Greenplac. O formol é a matéria-prima básica para a elaboração de resina (ureia formol) e da resina melamínica, material usado na impregnação do papel para revestir as placas de MDF.
Compromisso com a qualidade
Recentemente, a Greenplac finalizou os procedimentos de auditoria e conquistou a recomendação à certificação FSC (Forest Stewardship Council). Atribuído pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o selo reconhecido internacionalmente verifica florestas manejadas com responsabilidade, capazes de combinar as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a efetividade econômica.
Atualmente, a empresa pretende conquistar o ISO (International Organization for Standardization), certificação que promove a padronização das normas e procedimentos a serem seguidos em todo o processo industrial, comprovando que atua de acordo com padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental.
As certificações também fazem parte do crescimento da indústria de MDF fora do Brasil e, por isso, a Greenplac também investiu na certificação pelo selo CARB (California Air Resources Board), a instituição iniciará a exportação do MDF da marca para os Estados Unidos e alguns outros países da América do Sul.
“Acreditamos que, para oferecer um produto de alta performance, é necessário investir em matéria-prima de qualidade. Por isso, buscamos verticalização do nosso negócio e a conquista de selos que certificam a qualidade do MDF Greenplac”, reforça José Roberto Colnaghi.
Todas as novidades compreendem somente o começo de um plano de expansão a longo prazo, que pretende colocar a empresa em patamares cada vez melhores. Com centenas de pontos de venda ao redor do país, a Greenplac tornou-se sinônimo de qualidade, modernidade e design em todo o país.
“A Greenplac já está entre as principais fornecedoras de MDF do Brasil,” reforça José Roberto Colnaghi. “Daqui para frente, pretendemos conquistar ainda mais espaço no mercado nacional e continuar oferecendo produtos e serviços de qualidade, reforçando sua posição no competitivo mercado de MDF,” finaliza.
Grupo Asperbras
O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.
Assessoria de Comunicação
Escritório de Consultoria e Comunicação ECCO
Izabella Arouca
(11) 3888-1144
(11) 99294-6161
[email protected]