No próximo sábado, dia 28, o Verdejando encerra os mutirões de 2019 com o plantio coletivo do Bosque das Maritacas. A ação, realizada em parceria com a Subprefeitura da Sé, vai dar uma nova cara para umas das regiões mais áridas e permeáveis da cidade.
Localizado na Avenida do Estado com a Rua da Figueira, o terreno que tem 3700m² receberá mais de mil mudas nativas da Mata Atlântica. Respeitando a diversidade que esse bioma requer, serão plantadas mais de 100 espécies, com destaque para o Jatobá, Cambuci, Embaúba, Figueira e Jerivá.
Ações
Para trazer de volta uma paisagem que já foi característica de São Paulo, também será plantado um trecho de cerrado paulista com capins, chamaecristas, calliandras, vassourinhas, entre outros. O plantio será feito a partir da semeadura direta, uma técnica inovadora que vem sendo utilizada no centro-oeste do país para recuperar o cerrado.
O mutirão contará com a orientação de plantio dos grupos Pedra 90, Ohquídea, Selvagem Urbano, Anjos da Mata Atlântica, Muda Mooca, entre outros. Também recebe apoio da Árvore Generosa, Green Nation e Novas Árvores por Aí, que colaboram com mudas, voluntários e dedicação.
Além do plantio, haverá resgate de orquídeas com Ohquídea, oficina de plaquinhas para as crianças com o Selvagem Urbano e uma apresentação do Taikô Kiendaiko, às 12h.
Projeto
O Projeto Verdejando, iniciado em setembro de 2013, é uma iniciativa da Rede Globo de Televisão com a parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Este projeto de arborização, com duração de dois meses, tem o objetivo de tornar a Cidade de São Paulo mais verde, além de sensibilizar o cidadão sobre a necessidade de ampliar o plantio de novas árvores.
Ao longo da ação, são promovidos mutirões de plantios em regiões pré-estabelecidas da cidade de São Paulo. Todas as ações do Verdejando serão divulgadas nas redes sociais de SVMA (Facebook e Twitter) e nos telejornais locais da TV Globo, como Bom dia São Paulo e SPTV 1ª edição.
Mutirão
O nome do bosque vem do desejo de atrair maritacas, espécie nativa, por meio da plantação de Jerivás – uma palmeira também tipicamente brasileira.
Data: 28/09 – Das 9h às 17h
Local: Rua da Figueira, alt. nº 649
Como chegar:
De metrô: Estação Pedro II – Linha Vermelha – Na saída da Rua da Figueira, siga por 90 metros sentido Radial Leste.
De bicicleta: Temos bicicletário
De carro: a recomendação é estacionar na Rua Azevedo Junior
A participação é gratuita e livre para todas as idades.
Fonte: Ciclo Vivo