BRASILEIRA CRIA DISPOSITIVO QUE PURIFICA ÁGUA POR MEIO DE RADIAÇÃO SOLAR

BRASILEIRA CRIA DISPOSITIVO QUE PURIFICA ÁGUA POR MEIO DE RADIAÇÃO SOLAR

A baiana Anna Luisa Beserra, de apenas 21 anos, que desenvolveu um dispositivo que purifica água por meio da radiação solar, conquistou o Prêmio Jovens Campeões da Terra, realizado pela ONU Meio Ambiente. A jovem empreendedora e cientista é uma das sete vencedoras juntamente com representantes da África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental. Os vencedores receberão seu prêmio durante a Cerimônia dos Campeões da Terra em Nova Iorque, no dia 26 de setembro, coincidindo com a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula de Ação Climática.

Projeto vencedor

O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível. Esta realidade afeta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. A água da cisterna é purificada por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro para o consumo. “Meu propósito é levar o direito básico à água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais”, afirmou Beserra. “Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas.”

A invenção é de baixo custo, fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Embora tenha sido testada apenas no Brasil, o dispositivo tem potencial para ser aplicado em outros países. O Aqualuz já distribuiu água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda este ano.

Ideia reconhecida

Em 2017 Anna Luisa foi uma das oito finalistas do Desafio Like a Boss, promovido pelo Sebrae. No ano passado, a jovem empreendedora participou do Camp de Ecoinovação: Desafio Gestão Hídrica, durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, e ganhou a premiação na Categoria Ideias. Este desafio foi uma realização do Sebrae e ONU Meio Ambiente, com o apoio do Green Nation. “Valeu muito a experiência, pois nessas duas situações tive oportunidade de dar visibilidade à ideia. No Sebrae Like a Boss subi ao palco e fomos finalistas , concorrendo com tantas outras startups. Por sua vez, o Fórum foi mais especial, pois a ideia estava ainda mais conectada com o meu negócio. Ganhar o Desafio Água abriu grandes portas”, reforça Beserra.

O Prêmio Jovens Campeões da Terra, oferecido pela Covestro (uma das maiores empresas de polímeros do mundo), é concedido anualmente pela ONU Meio Ambiente a jovens ambientalistas entre 18 e 30 anos, por suas destacadas ideias em prol do meio ambiente.

Fonte: Agência Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *