Nos últimos anos, visando a preservação do planeta, várias empresas ao redor do mundo começaram a buscar medidas tecnológicas para reduzirem o consumo e a distribuição de plástico. A mais recente inovação, anunciada no final de junho, foi da empresa de bebidas Pepsico, que começará a produzir a marca de água Aguafina em latas de alumínio, ao invés de garrafas de plástico. A companhia afirmou que irá fornecer o produto em cadeias de restaurantes e redes de fast food a partir de 2020. A mudança faz parte da iniciativa da empresa de reduzir o uso de plástico em seu produtos, já que esse material está contaminando ambientes como oceanos e afetando a vida de animais selvagens.
Reciclável
O alumínio é um material muito mais reciclado do que o plástico. O Brasil inclusive é um dos líderes mundiais desse setor. Em 2017, o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas vendidas alcançou 97,3%. Para efeito de comparação, o índice de reciclagem de plástico no Brasil é de cerca de 25%. No mundo, essa taxa cai para apenas 9%. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), de 303,9 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas colocadas no mercado em 2017, 295,8 mil toneladas foram recolhidas e recicladas.
Segundo Ramon Laguarta, CEO da Pepsico, a companhia reconhece seu papel nas mudanças exigidas pela sociedade em relação ao uso de plástico. “Lidar com o lixo plástico é uma das minhas principais prioridades e um desafio pessoal”, afirmou Laguarta em um comunicado.
A Pepsico divulgou que ainda não vai eliminar totalmente o uso do plástico, mas que a nova iniciativa vai retirar da indústria mais de 8 mil toneladas de plástico virgem, ou seja, não reciclado. A empresa também se comprometeu a usar apenas plástico que for reciclável, compostável ou biodegradável em suas embalagens até 2025, e também a produzir suas garrafas plásticas usando 25% de material reciclado.
Fonte: Revista Planeta