Amanda Magalhães fala sobre a jornada digital: “Conteúdo real para gente real”

Amanda Magalhães fala sobre a jornada digital: “Conteúdo real para gente real”

As redes sociais desempenham um papel fundamental dentro da jornada digital, conforme os dados divulgados no relatório de tendências digitais da Comscore de 2023. Com isso, os influenciadores digitais se tornaram peças fundamentais nesse ecossistema, afinal, eles representam quase 59% do engajamento nas redes sociais, demonstrando a relevância destes perfis para o alcance e o envolvimento de um público amplo e fiel. 

Tal relevância é reforçada por um outro levantamento, realizado entre janeiro e fevereiro deste ano, que mostrou que 6 em cada 10 pessoas seguem algum influenciador nas redes sociais. Além disso, os números também indicaram que 66% das pessoas entrevistadas já compraram ou visitaram algum lugar por conta da recomendação de um influenciador nas redes sociais. Assim, os influenciadores desempenham um papel significativo na jornada digital do cliente, contribuindo significativamente para a construção de relacionamentos entre o público-alvo e as marcas.

Amanda Magalhães, artista e criadora de conteúdo, revela “Eu quero fazer as pessoas rirem e esse foi um ponto de virada para o crescimento no Instagram”. O humor não apenas impulsionou o crescimento, mas também criou uma demanda crescente por conteúdos nesse formato. “Quem me conhece sabe que o humor é algo muito presente na minha vida, gosto de levar as coisas de maneira leve. É o que vem sendo a minha força motriz”, conta a artista.

Em entrevista para a LiveDune, Amanda Magalhães compartilha insights sobre a importância da autenticidade no ambiente digital, desde as parcerias com as marcas, a conexão genuína com o público e a produção de conteúdo. 

Boas Práticas na Parceria entre Marcas e Influenciadores

Com mais de meio milhão de pessoas trabalhando com marketing de influência no Brasil, é fundamental identificar os influenciadores que se alinham com os objetivos da empresa e compartilham os mesmos valores. Com isso, é possível garantir que a imagem e o estilo do influenciador estarão em harmonia com a identidade da marca e vice-versa.

Mónica Medina, especialista em Marketing e Country Manager da LiveDune, explica que o sucesso de uma parceria não se resume apenas à quantidade de seguidores do influenciador, mas, principalmente, à qualidade do engajamento do público, fator apresentado pela análise dos dados

“Influenciadores que possuem uma audiência engajada e que demonstra interesse real, interagindo ativamente com os conteúdos, são mais propensos a influenciar positivamente nas decisões de compra do público-alvo da marca”, comenta a especialista.

Amanda Magalhães conta que, para conquistar um público real e engajado, a transparência, a coesão entre palavras e ações e a autenticidade são os pilares que vão sustentar relacionamentos significativos, o que inclui as parcerias com as marcas. “Valores e coerência são essenciais – o que é dito deve bater com o que é realmente feito. A gente precisa manter relações autênticas com o nosso público, ser 100% você. Para mim, a chave é a conexão não só com o conteúdo, mas com quem está por trás dele também”.

Assim, adotar práticas que garantem a credibilidade e o profissionalismo da marca e do influenciador são os principais fatores para estabelecer uma parceria saudável e de sucesso.

Conexão Autêntica nas Redes Sociais

Mais da metade dos entrevistados pela Opinion Box, quando questionados sobre os motivos que levam a deixar de seguir um criador de conteúdo nas redes sociais, afirmaram que é por conta da perda da qualidade nos conteúdos. Ter seguidores genuinamente interessados no conteúdo e nos produtos ou serviços da marca é fundamental.

Com isso, Amanda observa uma tendência significativa nas redes sociais, onde as pessoas buscam cada vez mais consumir e criar ‘conteúdo real para gente real’. “Apesar de ainda ser um movimento embrionário, parte das pessoas e dos criadores de conteúdo estão buscando tornar as interações algo mais saudável, deixando para trás o que anteriormente poderia ser considerado ‘falso’ ou prejudicial”, comenta.

Além disso, Amanda destaca sua mudança de foco ao discutir os efeitos das redes sociais na sociedade “hoje em dia, foco mais na qualidade em prol da quantidade de publicações”, o que mostra também uma perspectiva otimista em relação ao futuro no ambiente digital e uma relação saudável com as redes sociais. “Sou uma otimista incurável, vamos aprender cada vez mais a aparar melhor essas arestas relacionadas à saúde mental e criação de conteúdo, assim como a utilizar e explorar cada vez mais as ferramentas que facilitam esse processo”. 

Como ferramentas de gestão de mídias sociais potencializam parcerias entre marcas e criadores de conteúdo

A análise das redes sociais através dos dados é o que ajuda a entender melhor o desempenho dos perfis nas redes sociais. É através de ferramentas de gerenciamento que é possível planejar conteúdos e agendar publicações, monitorar menções e comentários, analisar em tempo real a performance das postagens, além de analisar os concorrentes e verificar a autenticidade dos perfis dos influenciadores. A importância da autenticidade e transparência no mundo digital, trazida pela artista Amanda Magalhães sustenta essa abordagem estratégica.

Para Mónica Medina, especialmente durante eventos importantes como a Black Friday, considerando o ambiente dinâmico das colaborações entre marcas e influenciadores, a utilização eficaz de plataformas de gerenciamento de redes sociais melhora a cooperação, fornecendo dados e insights fundamentais para uma estratégia acertada.

“Tanto para as marcas quanto para os influenciadores, é importante entender por completo se a estratégia está trazendo bons resultados, monitorando o progresso das campanhas e realizando os ajustes necessários”, complementa Mónica.

Ao permitir o acompanhamento do desempenho das campanhas em tempo real, as ferramentas de gestão de redes sociais tornam-se essenciais para a implementação dessas estratégias, tanto na análise real do planejamento de marketing por parte das marcas e influenciadores, quanto na busca por conexões autênticas no mundo digital.