MPB PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1-Planeta Água

Lançada em 1981, Planeta Água é um dos maiores sucessos de Guilherme Arantes. Ficou em segundo lugar no Festival MPB Shell realizado naquele ano, alcançando o primeiro lugar nas rádios brasileiras na época. Como o título já sugere, o tema da música é uma exaltação as águas do planeta Terra e um pedido a todos para cuidarem dos rios, fontes, mares, igarapés, lagos, mas também um convite para proteger a natureza das ambições dos homens, tornando essa música um verdadeiro hino ambientalista.

2-Passaredo

Música de Francis Hime e letra de Chico Buarque que fala sobre a matança de pássaros, a çaça ilegal e como eles se escondem do homem quando ele passa. Conta a lenda que o autor usou uma enciclopédia para descobrir os nomes dos pássaros que estão na canção encomendada para a trilha sonora do filme “A noiva da Cidade”, de Alex Viany. Depois, Passaredo, alçou vôos mais altos e emprestou seu canto à trilha sonora do Sítio do Pica-pau Amarelo, da TV Globo.

3-Animais

A música da banda gaúcha Nenhum de Nós foi gravada em 1992 e faz a defesa dos animais, comparando-os a militantes que descem as ruas empunhando bandeiras de resistência.

4-Planeta Azul

Lançada em 1991, a música de Chitãozinho e Xororó, alerta para a necssidade de preservação do meio ambiente. O começo da canção lembra um trecho do tema do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) dirigido por Stanley Kubrick, dando um tom bastante especial.

5-Estrela Natureza

A música fez parte da trilha sonora da novela Pantanal, exibida pela extinta Rede Manchete em 1990. Estrela Natureza está no álbum Pantanal de Sá e Guarabira e fala da importância de cuidar do meio ambiente.

6-Sal da Terra

A música de Beto Guedes, de 1981, tem como título uma passagem bíblica, quando Jesus diz aos homens vós sois o “Sal da Terra”, ou seja, aquilo que dá sentido, sabor ao mundo. A letra reconhece a ganância humana e a necessidade de se banir a opressão e de se resgatar o amor. Aletra retrata um mundo que pede socorro, pois está sendo mal tratado pela má administração do homem. É um chamado para uma mudança de mentalidade.

7- Herdeiros do Futuro

A canção, de Toquinho e Elifas Andreato, foi composta para o disco Toquinho e convidados, de 1997, e provoca a reflexão sobre o cuidado que devemos ter para que o avanço ou melhoramento do país usando elementos da natureza, como: “Será que no futuro haverá flores?/Será que os peixes vão estar no mar?/Será que os arco-íris terão cores”.

8-Xote ecológico

Na música, Luis Gonzaga faz uma crítica e questiona a agressão feita pelo homem à natureza. Ele enfatiza a ideia de que os homens necessitam do meio ambiente para sobreviver e cita Chico Mendes, seringueiro e ambientalista assassinado defendendo a Amazônia.

9-Terra

Quando os americanos chegaram à Lua, Caetano estava preso numa cela escura. Foi nessas condições que viu as imagens do planeta Terra tiradas lá do alto, e isso deixou-o comovido. Confinado ao espaço mínimo que o aprisionava, terá chorado perante a visão de um planeta livre, vagueando pelo espaço. Anos mais tarde, recuperando essa lembrança, Caetano escreveu a música e a letra de uma das suas mais bonitas canções.

10-Gato e sapato

Patrícia Marx, que é vegetariana, gravou uma canção composta por Sergio Sá & Cristina Reis em homenagem aos animais abandonados.

 

Com informações do blog Pensando ao Contrário e agências de notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *